12º dia do encontro "Por quer me crismar" 03/09/2011

Confirmação ou Crisma

O que é dado no batismo recebe uma confirmação na crisma. Este é o "retoque final pentecostal" do batismo. Assim como Jesus foi ungido pelo Espírito Santo, logo depois de  sua saída do Jordão (= batismo);  e  assim  com Ele, logo depois de  sua emersão de  morte, comunicou o Espírito Santo aos Apóstolos, soprando sobre eles, assim se celebra, depois do batismo que é mais purificador de modo particular, a alegria e a  força do Espírito Santo, pela recepção da  crisma. Que o batismo e a crisma constituam uma só. 

Cristo disse a Pedro “Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.”. (Lucas 22:32.)

Por que recebemos o Sacramento da Crisma, chamado também Confirmação?
É comum dizemos que a Crisma nos faz soldados de Cristo, que confirma o Batismo, Sacramento adulto que dá responsabilidade.

Não podemos permanecer semente, é preciso que a semente germine, cresça e dê frutos em abundância. At 8, 14-19

Como atua o Espírito Santo em quem o recebe?
O apostolo Paulo nos fala dos frutos do Espírito na Carta aos Gálatas (Gálatas 5,22). Para que possamos vive-los, o Espírito derrama em nós seus dons, ajudando-nos a corresponder docilmente à chamada divina para cada um de nós.

Os sete dons do Espírito Santo
São eles: 

Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor de Deus. 

Forma minemonica: 
SA EN CO CI - POR PI TE

Santificam nossa vontande
Fortaleza
Piedade
Temor de Deus
Santificam nossa inteligencia 
Conselho
Ciencia
Entendimento
 Sabedoria

Sabedoria:Não a sabedoria do mundo, mas aquela que nos faz reconhecer e buscar a verdade, que é o próprio Deus: fonte da sabedoria. Verdade que encontramos na Bíblia.

Entendimento:É o dom que nos faz aceitar as verdades reveladas por Deus.

Conselho:É a luz que nos dá o Espírito Santo, para distinguirmos o certo do errado, o verdadeiro do falso, e assim orientarmos acerdatamente a nossa vida, e a de quem pede um conselho.

Ciência: Não é a ciência do mundo, mas a ciência de Deus. A verdade que é vida. por esse dom o Espírito Santo nos indica o caminho a seguir na realização da nossa vocação.

Fortaleza: É o dom da coragem para viver fielmente a fé no dia-a-dia, e até mesmo o martírio, se for preciso.

Piedade: É o dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Nesse dom nos é dado o sabor das coisas de Deus.

Temor de Deus:Temor aqui não significa "ter medo de Deus", mas um amor tão grande, que queima o coração de Respeito por Deus. Não é um pavor pela justiça divina, mas o receio de ofender ou desagradar a Deus.

O que é a Crisma?
Crisma é o sacramento que confirma o batismo.

Porque devo fazer crisma?
é o Sacramento pelo qual o batizado é fortalecido com o dom do Espírito Santo.

Por que se crismar?
temos necessidade de sermos fortificados pelo Dom de Deus, para sermos capazes de acreditar, esperar e amar muito além de nossa fraqueza, aprender a agir em comunhão com a Igreja, para comunicar toda a beleza do Senhor.

Batismo das crianças
Em razão desta certeza de fé, a Igreja ministra o batismo para a remissão (perdoar) dos pecados mesmo às crianças que não cometeram pecado pessoal.
Ninguem deve ser privada da graça de Deus através do Batismo.Pelo Batismo nos tornamos Igreja.O Batismo da parte de Cristo não consiste em purificação dos pecados,mas em nascer para Deus como seu filho.Não que Deus considere que o ser humano só é seu filho depois do Batismo,mas pelo Batismo tomamos posse da herança de vida eterna,que Cristo nos proporciona.
De fato,as crianças não pecam gravemente,mas o pecado que as crianças têm não se trata de um pecado cometido,e sim contraído pelo pecado original de Adão e Eva,

O que acontece quando alguém é crismado?
é para nós o que Pentecostes foi para os Apóstolos (cf. At 2,1-12).

Por que existem padrinhos para a Crisma?
Porque, como no caso do Batismo, é bom termos pais espirituais que nos apresentem à Igreja nesta ocasião tão importante, nos aconselhem nas lutas da vida, e rezem por nós. Por isso os padrinhos da Crisma devem ser bons católicos, terem sido crismados, tendo já idade suficiente para aconselhar seus afilhados.

Para terminar, devemos considerar que a Crisma é o que aumenta o Amor de Deus em nosso corações. Aos sairmos da cerimônia da Crisma, como soldados de Cristo, temos nossos corações abertos para muitas novas graças, capazes de amar a Deus com muito mais forças. É a ação do Divino Espírito Santo que realiza isso em nós. Só assim poderemos estar cada dia mais próximos do Coração de Nosso Senhor, para servi-Lo e amá-Lo para sempre.