26º Dia encontro "Quaresma"

O QUE QUER DIZER "QUARESMA"?

Mateus 4,1-11
A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência e conversão. É comum encontrarmos imagens cobertas por mantos roxos: sentido de penitência
O sentido profundo desse ato de cobrir as imagens, fundamenta-se no luto pelo sofrimento de Cristo, levando a refletir e contemplar objetos sagrados cobertos do roxo, que simboliza a tristeza, a dor e a penitência.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.
A Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa com a Missa da Santa Ceia, exclusive, isto é, termina antes da Missa da Ceia, ao anoitecer. Com a Celebração da Missa também chamada de Missa da Instituição da Eucaristia (ou Missa do Lava Pés), inicia-se o Tríduo Pascal.
Qual é a verdadeira origem da Páscoa?
Não tem nada a ver com ovos nem coelhos. Sua origem remonta os tempos do Velho Testamento. A Bíblia relata o acontecimento do Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, 10 pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga, porém, foi à matança dos primogênitos – o filho mais velho seria morto. Seguindo as instruções, cada família hebréia, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbral das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse. A carne do cordeiro deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervam amargas, preparando o povo para a saída do Egito, à meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. Então Faraó, permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios fossem mortos.
Páscoa palavra hebraica que significa "passagem”. Esta festa lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo e a passagem pelo mar Vermelho, (Ex 12,1-10; 12-14; 29-33 e 14,5-7; 13-14; 21-26)
O sentido da Quaresma
   Quaresma é tempo forte de conversão, de mudança interior, tempo de deixar tudo o que é velho em nós, tempo de assumir tudo o que traz vida, em nossas comunidades e na sociedade.
   É tempo de preparação para viver de maneira livre e amorosa o momento mais importante da nossa vida cristã: a páscoa
   Para muitos, é apenas um tempo triste em que se canta e medita sobre os sofrimentos de Jesus, que morreu pelos pecados da humanidade.
   Tempo de pedir perdão a Deus e fazer a penitência.
   É, portanto um tempo de mudanças!!!
A Quaresma é uma caminhada de 40 dias que nos conduz à Páscoa.
Os israelitas tinham caminhado pelo deserto durante quarenta anos, até que desapareceu toda a geração de guerreiros que tinham saído do Egípcio e que não obedeceram a Javé. Javé havia-lhes jurado que eles não veriam a Terra que Javé tinha jurado dar a seus antepassados, uma Terra onde corre leite e mel. (Js 5,6).  
Elias levantou-se, comeu, bebeu e, sustentado pela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até ao Horeb, a montanha de Deus. (1 RS 19,8).
Porque Eu, daqui a sete dias, farei chover sobre a Terra durante quarenta dias e quarenta noites, e eliminarei da face da Terra todos os seres que fiz (Gn. 7,4).
David tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos. (2 SM 5,4).
Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, sentiu fome. (MT 4,2)
Foi aos Apóstolos que Jesus, com numerosas provas, Se mostrou vivo depois da sua paixão: durante quarenta dias apareceu-lhes e falou-lhes do Reino de Deus. (AT. 1,3).
Moisés ficou ali com Javé durante quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água. Nas tábuas Ele escreveu as cláusulas da aliança, os dez mandamentos. (Êx. 34,28)
   A Quaresma é o grande período em que toda a Igreja se recolhe, e se purifica para preparar a Páscoa. Palavra quadragésima, é o período de quarenta dias que antecedem a festa do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa. Número que indica um tempo necessário de preparação para algo novo que vai chegar. Quarenta na verdade significa "muito tempo" sem ser muito preciso
O que os devem fazer no tempo da Quaresma?
A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade.
Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.
Tempo Quaresma e Campanha da Fraternidade
No Brasil, a dimensão comunitária da Quaresma é vivenciada e assumida pela CF.. A cada ano, a Igreja destaca uma situação da realidade social que precisa ser mudada. A CF. ilumina de modo particular, os gestos fundamentais desse tempo litúrgico:a oração, a penitência e a caridade.
Pode comer carne na Quaresma?
A palavra carnaval significa adeus à carne; nos tempos antigos onde, por falta de refrigeração, deviam consumir todos os produtos que durante a quaresma não podiam comer (carne, ovos, leite). Com este fim organizavam festas populares, que pouco a pouco se degeneraram em atos dos quais, não raramente, se arrependerão durante a quaresma. Tais atos (desfiles, festas), quando chegam ao extremo da exaltação dos prazeres, ferem o Coração de Jesus, e devem ser desagravados com atos de reparação.
Quem acompanha Jesus sabe que na mortificação da carne brilha a luz da ressurreição e da vida.
Portanto, o fato de não comer carne seria uma forma de demonstração de respeito, ou jejum perante Jesus. Mas esse jejum não precisa ser necessariamente de carnes, você pode deixar de comer outra coisa.

Dinâmica

Material:
- Um copo (representa o nosso coração);
- Pedras pequenas (representam nossos pecados);
- Água (representa o amor de Deus);
- Uma bacia;
- Uma pinça ou pegador de gelo.

Desenvolvimento:
Apresentar um copo cheio d água dentro de uma bacia. Explicar q Deus nos criou no amor e p/ o amor
Deus nos fez cheio de sua graça, do seu amor de sua bondade, porém quando nos afastamos do amor de Deus o pecado vai entrando em nosso coração (colocar algumas pedras no copo com água) e vai ocupando o espaço do amor de Deus, assim o nosso coração fica duro, brigão, cheio de mágoas, violento, invejoso, mentiroso... Tudo isso acontece quando não sentimos o amor de Deus.
E será que depois disso, depois de ter um coração empedrado, Deus nos abandona? Será que Deus deixa de nos amar?
NÃO - NUNCA!
Mas como Deus não desiste de nós, nos enviou seu Filho Jesus Cristo com o poder de perdoar nossos pecados e "limpar" o nosso coração do mal. (com o pegador ou a pinça tirar as pedras). Jesus é Deus, Ele quer e pode tirar do nosso coração tudo o que nos impede de sermos felizes. Agora que saíram os pecados (pedras que representam mentira, inveja, etc.) o que ficou faltando? (mostrar o copo e esperar que respondam).
Pois é, como Deus nos criou para estarmos sempre cheios de amor, além de tirar os pecados Jesus também quer que sejamos felizes e quer nos encher com o seu amor (encha novamente de água e deixa transbordar), sua força.