43º Dias de encontro "Quem são os Anjos"


Quem são os Anjos

Creio em um só Deus, Pai Todo Poderoso,
Criador do Céu e da Terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis".
(Col 1,16s).



A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".

Todas as referências aos Anjos são feitas considerando-os como seres reais. A existência dos Anjos como também dos demônios é uma verdade que faz parte da doutrina católica. Temos que partir da convicção, por fé, de que os Anjos de fato existem.

O que nos diz a Bíblia sobre os anjos?
Eles são filhos de Deus (Jó 1,6; 2,1), são protetores dos homens (Sl 90,11), moram nos céus (Mt 28,2), são de natureza espiritual (1 Re 22,19-21; Dn 3,86; Hb 1,14). Há anjos bons e anjos maus (Zc 3,1). Existem serafins (Is 6), querubins (Gn 3,24; Ex 25,22; Ez 10,1-20), tronos, dominações, potestades e principados (Cl 1,16), virtudes (Ef 1,21), arcanjos (1 Ts 4,15-16; Judas 9), anjos que cuidam dos indivíduos (Tb 5; Sl 90,11; Dn 3,49s; Mt 18,10). Nos Evangelhos também se lê que eles contemplam o rosto de Deus (Mt 22,30; 18,10)

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

Com relação aos três arcanjos, acontece à mesma coisa.
Gabriel que significa “Deus é força” aparece em Dn 8,16; 9,21; Lc 1,19. 26;
Miguel que significa “Quem como Deus?” aparece em Dn 10,13. 22; 12,1; Jud 9; Ap 12,7;
Rafael – “Deus cura” – aparece em Tb 3,25.

Os anjos são distribuídos em três ordens, cada ordem formada por três coros, num total de nove coros angélicos: serafins, querubins e tronos fazem parte da primeira hierarquia; dominações, virtudes e potestades, formam a segunda hierarquia dos anjos; os principados, os arcanjos e os anjos estariam na terceira. Todos esses anjos têm duas funções: louvar a Trindade Santíssima e guardar e defender tudo o que é de Deus.
Quando acaba a nossa força, o Senhor nos dá a ajuda necessária por intermédio desses seres celestes.

Que os anjos nos guiem pelo caminho, não retirando as coisas difíceis, mas para irmos ao lugar a nós preparado por Deus: o céu. Isso também não significa que devamos aceitar ajuda de qualquer “anjo”.

O inimigo de Deus

Os anjos se revoltaram contra o Senhor. Satanás e seus anjos nunca viram Deus face a face; Porque o Senhor é muito belo, muito atraente; quem o vê não se rebela contra ele. Então, se esses anjos se revoltaram contra o Senhor, significa que não viu.

Quem são os anjos?

Os anjos são servidores e mensageiros de Deus
Jesus disse que os anjos dos pequeninos contemplam "constantemente a face de meu Pai que está nos céus" (Mateus 18,10).

Dinâmica: O guia
Objetivo: confiança
Material: faixa pra venda o olhos e Sacrário ou imagem de Jesus

Formarem dupla, um com olhos vendados e outro o guia, anda pela sala durante uns 5 a 10 minutos, ir ate o Sacrário ou imagem de Jesus, coloca de frente. E analizar o caminho discutindo sobre a dinâmica

Observação: Os Anjos de Deus é o que nos mostra o caminho para irmos ao lugar preparado por Deus