34º Dias de encontro "Dons do Espírito Santo"


Pentecostes é a festa do derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja. A terceira Pessoa da Santíssima Trindade se manifesta aos fiéis por meio dos dons carismáticos e dos dons de santificação.

O que são Dons de Santificação? Na primeira dimensão voltada para dentro é a dimensão da nossa santificação, é a busca da nossa santificação, a busca do nosso retorno para Deus, é a luta contra o pecado e contra tudo que esconde em nós a imagem e semelhança de Deus.

O que são Dons Carismáticos? Deus nos concede então os dons carismáticos, que não são necessariamente para nós, mas para os outros, por exemplo,o dom da sabedoria que não é a sabedoria para alimentar a nós, mas para alimentar os outros



Veja a explicação no encontro anterior
http://minhacrisma.blogspot.com.br/2012/05/o-espirito-santo-no-proposito-de-deus-o.html

Dons carismáticos

Dom da fé: Fé é o dom que recebemos no batismo. Não é fé intelectual: "Eu acredito que Jesus pode curar", de tal maneira esta convencida do poder curador do senhor, que a fé me leva a ser instrumento de Ele. Tudo isso depende de esta no Espírito Santo e permanecermos Nele.

Dom da interpretação: No dom de línguas se apresentam o “orar em línguas”. O orar em línguas é pessoal e voltado para Deus. Só o Senhor entende essa oração e, ela não é interpretada. Então, Deus concede, a alguém presente, o dom de interpretar. Pode ser que Deus conceda o dom da interpretação à mesma pessoa que trouxe a mensagem em línguas. Pode ser também dê a mensagem em línguas a uma pessoa. Podemos perceber que não se trata de tradução, mas de interpretação. Ninguém é capaz de traduzir o falar em línguas, mas é possível interpretá-lo. 

Dom da profecia: A palavra de profecia vem dessa maneira, em primeira pessoa. Na verdade, não somos nós que estamos falando. É o próprio Deus falando à assembleia. A palavra de profecia não é um empréstimo de uma frase da Bíblia. Tampouco é repetir o que nos vem na cabeça. Quando estamos num ambiente de oração, oramos, cantamos em línguas; podem vir à nossa mente palavras da Bíblia, o que é ótimo, pode vir até palavras na primeira pessoa, como: "Eu sou a Luz do mundo! Eu sou o Bom Pastor!" Ótimo. Deixe palavras como estas brotarem em você, acolha-as; é Deus quem as inspira. Mas profetizar não é repetir frases bíblicas; é muito mais que isso.

Dom da cura: O dom da cura e o dom da fé estão ligados porque acreditamos e oramos pelas pessoas, como Jesus mandou. Tudo se faz em oração, pois é ela que leva à cura. Os apóstolos viam Jesus fazendo constantemente isso. Quando Ele chegou à casa de Pedro, viu que a sogra desse apóstolo estava doente, com uma febre altíssima. Cristo orou por ela, orou com expectativa, e a cura aconteceu. Era assim constantemente, e os apóstolos aprenderam. Quando foram mandados dois a dois para pregar e curar em nome d'Ele, ao voltarem contaram às maravilhas que o Senhor realizara.

Dom de línguas: Em pentecostes, os discípulos, junto com Maria, ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a orar, a louvar, a cantar numa língua nova, a língua do Espírito. Alguns interpretaram o acontecimento e disseram: Eles louvam a Deus, estão cantando as glórias de Deus, e nós estamos entendendo com o coração. Outros dizendo que os discípulos estavam bêbados. Quando nós somos batizados no Espírito Santo, a primeira coisa da qual nos enchemos é de oração. Ela é a comunicação entre o Pai e o Filho. A beleza da intimidade que acontece dentro da Trindade é feita pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é oração.

Dom de milagres: Ligado à cura está o dom dos milagres. Certas curas são verdadeiros milagres: acontecem imediatamente de maneira extraordinária. O processo de cura é demorado, mas o milagre é imediato. Além da cura, Deus pode fazer milagres em nossa vida. Os santos de que fala o Evangelho foram homens repletos do Espírito, banhados em fé, em suas vidas, por isso milagres aconteceram com eles. A fé está sendo suscitada, e quando temos um povo que acredita que creem na força do Espírito, os milagres de Deus começam a acontecer no meio de nós

Dom do discernimento: 
Ajuda-nos, a distinguir o certo do errado, orientando nossas vidas na fé. O Senhor tem para nós esse grande dom, esse precioso dom, que é o discernimento dos espíritos. Precisamos caminhar e amadurecer e o que nos torna maduros é a perseverança, a oração, a Palavra de Deus e a docilidade. E com a maturidade vem também o discernimento dos espíritos. É preciso caminhar, progredir e perseverar nos grupos de oração, na Palavra de Deus, na docilidade e no trabalho do Senhor. Temos de ser cuidadosos quanto a isso: pois em nosso espírito humano se misturam o orgulho, a vaidade, o ciúme, a inveja, rivalidades e competições com os outros.

Palavra de ciência: Palavra de profecia surge espontaneamente, especialmente depois da oração, do canto em línguas e do silêncio, esse é um momento Deus nos dar a palavra de ciência. Sua função é indicar algo que o Senhor quer fazer. Às vezes você está orando por alguém, e lhe sobrevém uma palavra, uma imagem. E, no momento em que você apresenta essa imagem, ela funciona como uma chave de interpretação. A palavra de ciência vem a nós, ressoa no nosso interior, como imagem que vem à nossa mente. Deus envia a palavra de ciência necessária, a palavra de conhecimento de que uma pessoa precisa, para podermos ajudá-la a sair do problema.

Palavra de sabedoria: Sabedoria e ciência caminham juntas, como dois remos, para conduzir o povo de Deus. É a coisa mais simples do mundo e beneficia não a nós mesmos, mas ao outro. Somos apenas o fio condutor, não nos esqueçamos disso. Às vezes, nem sabemos que aquilo que dissemos ao outro foi uma palavra de sabedoria; nem percebemos que atingiu o outro, que tocou, transformou, tirou da dúvida, tirou da opressão, da desorientação. Esse dom da sabedoria, o Senhor não o quer apenas para alguns pregadores, estudiosos, mas para todos: para o pai, a mãe, o operário, o jovem...

Dons de santificação 
Dom da fortaleza: O dom da fortaleza, também chamado "dom da coragem", imprime em nossa alma um impulso que nos permite suportar as maiores dificuldades e tribulações, e realizar, se necessário, atos sobrenaturalmente heroicos. No interior da sua casa, no dia a dia de sua vida. Veja bem que heroísmo imenso é o de uma mãe que suporta o vício do álcool do marido ou do filho! Às vezes por 10, 20, 40 anos enfrenta aquela dor, aquele sofrimento, por amor a Deus, por doação e caridade. Essa mãe tem o dom da fortaleza, dom este que não é só os grandes confessores da fé. É para cada um de nós.

Dom da piedade: O dom da piedade é inclina o cristão à oração, ao louvor, à adoração, leva o cristão a sentir gosto pela oração, sentir desejo e gosto de estar com Deus, gosto em rezar e em falar com Deus através da oração, faz com que a pessoa não se canse de rezar e se sinta bem a rezar.

Dom da sabedoria: é o dom dado pelo Espírito Santo para saborear, experimentar a Deus, como Ele é bom em si mesmo, e em todas as suas criaturas. Provai e vede como o Senhor é bom!' - Tendo experimentado a Deus: Pai, Filho e Espírito Santo; passamos a gostar, aprender e amar a tudo o que vem de Deus, a tudo o que pertence a Deus.

Dom do conhecimento: A fim de resistir a tais sutis tentações e curar as consequências perniciosas para as quais elas podem nos conduzir, o Espírito Santo socorre as pessoas com o dom do Conhecimento. É este o dom que os ajudam a estimar as coisas corretamente na essencial confiança no Criador, que o conduz a perceber com remorso a sua miséria a voltar com maior impulso e confiança a ele que só pode satisfazer a necessidade do infinito de aproximar.

Dom do conselho: O dom do conselho, também chamado "dom da prudência", nos faz saber pronta e seguramente o que convém dizer e o que convém fazer nas diversas circunstâncias da vida. É um dom de santificação que nos faz viver sob a orientação do Espírito Santo. O dom do conselho nos orienta instantaneamente de forma perfeita. Por ele, o Espírito Santo nos fala ao coração e nos faz compreender o que devemos fazer. Agimos sem timidez ou incerteza. Pelo dom do conselho, falamos ou agimos com toda confiança, com a audácia dos santos.

Dom do entendimento: O dom do entendimento, também chamado "dom da inteligência" ou "dom do discernimento" (diferente do discernimento dos espíritos), nos dá uma compreensão profunda. Por exemplo, crer em Jesus vivo e real nas espécies eucarísticas, o pão e o vinho. O dom do Entendimento é a comunicação que o Espírito Santo nos faz de Sua capacidade de penetrar e conhecer “a fundo”, pela qual, “entendemos e penetramos” conhecendo-as no íntimo e no profundo.

Dom do temor a Deus: O temor de Deus é um dom do Espírito Santo que nos inclina ao respeito filial ao Pai e nos afasta do pecado. O temor servil é principalmente o medo de ser castigado por Deus, de ir para o inferno. Esse temor é gerado pela ideia de um Deus que nos vigia constantemente, pronto a nos castigar pelas nossas faltas. E isso nos inquieta, agita, deprime. O temor servil pode afastar-nos do pecado, mas é um temor imperfeito, porque não se baseia no amor de Deus.



Dinâmica
Objetivo: conhecimentos do seu próprios dons
Material: 20 papeis vermelho de formato de coração e durex


Cada um pegue um coração e escreve qual eles acham que tem esse dons, e cole na parede; depois da explicação do tema Dons do Espirito Santos, cada um pegue de volta o seu coração e reescreve os dons que realmente tem e guarda pra si mesmo






Esteve presente no encontros

33º Dias de encontro "O Espírito Santo"

O Espírito Santo no Propósito de Deus 
O Espírito Santo possui todas as características de uma pessoa e é um dos membros da divindade. Mal se começa a ler a Bíblia e já se percebe que o Espírito está associado com Deus e é um ser poderoso. O Pai, o Filho e o Espírito Santo desempenharam cada um No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas. Gn1, 1-2
Esses versículos deixam claro que o Espírito Santo havia então revelado a vontade de Deus ao homem.  Outras referências mostram que a revelação está completa. Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda a boa obra. 2 Tm 3,16-17

 O Espírito Santo Confirmou a Palavra

A palavra falada pelos apóstolos foi confirmada por sinais, maravilhas, milagres e dons espirituais.  Imediatamente antes de Jesus subir ao céu, ele deixou a grande comissão aos apóstolos Então Jesus disse-lhes: Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Notícia a toda a humanidade. Quem acreditar e for batizado, será salvo. Quem não acreditar, será condenado. Mc 16,15-16
O evangelho tinha de ser pregado para que o homem pudesse crer ser batizado e ser salvo.  Jesus disse:  Os sinais que acompanharão aqueles que acreditarem são estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas;18.se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; quando colocarem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados Mc 16,17-18

O Espírito Santo esquadrinhou a mente de Deus e revelou por meio dos apóstolos e dos profetas tudo o que precisávamos saber sobre o maravilhoso projeto de redenção de Deus.  Por meio do que foi revelado, podemos ser salvos tanto agora quanto para sempre.

Pentecostes

    Jesus é apresentado nos Evangelhos como sendo o Messias há muito profetizado, que batiza não com água, mas como o "Espírito Santo" e com fogo Por isso, João declarou a todos: Eu batizo-vos com água. Mas vai chegar Alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno nem sequer de Lhe desatar a correia das sandálias. Ele é que vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Lc 3,16.
    Antes da Paixão, durante a Última Ceia, Ele promete enviar do Pai o Espírito Santo, o "Espírito da Verdade" O Advogado, que vos mandarei de junto do Pai, é o Espírito da Verdade que procede do Pai. Quando vier, dará testemunho de Mim Jo 15,26, 

    Que, segundo os Atos dos Apóstolos, apareceu na forma de "línguas de fogo" sobre os discípulos, os apóstolos, durante o evento conhecido como Pentecostes, que marca o início da Igreja de Jesus na Terra De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. At 2,1.
    Pentecostes era uma festa do Antigo testamento que se comemorava cinquenta dias após a Páscoa. Segundo os relatos da Sagrada Escrituras após ter se cumprido o dia de Pentecostes, estava os discípulos reunidos e de repente, veio do céu um som, como de vento veemente e impetuoso e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas línguas repartidas como que de fogo, as 

quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. At 2,1-4

    O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, juntamente com Deus Pai e Deus Filho e é o Deus onipotente (A palavra onipotência em latinos, OMNIS e POTENTIA, significa TODO PODEROSO).




   Quem O recebe? Todos os que são batizados e crismados. 
    Quem dele vive? Somente aqueles que procuram guardar a Palavra do Senhor no esforço de conversão, na oração e no empenho em testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus. 




Quem crê no Espírito Santo e procura viver Dele, é feliz.

O que são Dons Carismáticos?

    Deus nos concede então os dons carismáticos, que não são necessariamente para nós, mas para os outros, por exemplo, o dom da sabedoria que não é a sabedoria para alimentar a nós, mas para alimentar os outros, não apenas para nos orientar, o dom da fé, da ciência, o dom de cura, de milagres que são dons como diz São Paulo para o bem da Igreja, para os outros, para utilidade de todos.
    Quando nós exercemos os dons carismáticos não quer dizer que já somos santos, porque Deus pode usar quem Ele quiser da maneira que quiser, mas é preciso dizer que quanto mais santo a pessoa for, mais fácil é para Deus usar essa pessoa, por isso os dons carismáticos não estão separados dos dons de santificação, e eu até diria que existe uma grande interface entre eles, quanto mais a pessoa vive os dons de santificação mais aptidão ela tem para viver os dons carismáticos.

 Na dimensão interior estão os Dons de Santificação. 



 Os Dons Carismáticos são:

- Dom da Fé
- Dom da interpretação
- Dom da Profecia
- Dom da Cura
- Dom de línguas
- Dom de Milagres
- Dom do Discernimento
- Palavra de Ciência
- Palavra de Sabedoria



O que são Dons de Santificação?


    Na primeira dimensão voltada para dentro é a dimensão da nossa santificação, é a busca da nossa santificação, a busca do nosso retorno para Deus, é a luta contra o pecado e contra tudo que esconde em nós a imagem e semelhança de Deus.
    E isto é uma tarefa que supera as forças naturais, e que é preciso a força de Deus. E nisso Deus nos socorre com os chamados dons infusos ou dons de santificação; desde o batismo recebemos esses dons, que a Igreja chama de sete dons, mas não necessariamente precisa ser sete: fortaleza, piedade, sabedoria, conhecimento, conselho, entendimento e temor de Deus. Esses dons fazem crescer em nós a graça do batismo que recebemos como semente para que à medida que a criança vá crescendo também vá crescendo as coisas de Deus nela.
    São para isso os dons de santificação, sabedoria para buscar a Deus, ciência para mergulhar profundamente nos mistérios de Deus, enfim, todos eles para levar a pessoa à santificação.

Na dimensão exterior estão os Dons Carismáticos.

Os Dons da Santificação são:

- Dom da Fortaleza 
- Dom da Piedade
- Dom da Sabedoria
- Dom do Conhecimento
- Dom do Conselho
- Dom do Entendimento
- Dom do Temor de Deus