45º Dias de encontro "Cerco de Jericó"


O que é o Cerco de Jericó?

No Antigo Testamento, depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo e tomasse posse da Terra Prometida. Antes de chegar o povo de Israel se viu diante das grandes muralhas de Jericó que o impediam de prosseguir a caminhada. Obedecendo a voz de Deus, Josué, sucessor de Moisés e líder do povo, convidou os Israelitas a orarem durante sete dias e sete noites rodeando as muralhas de Jericó.

Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um Anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas. 

Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No sétimo dia, deram sete voltas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram… (Js 6). 

Por que Fazer o Cerco de Jericó?Parte inferior do formulário

Quantas muralhas precisam ser derrubadas pelo poder de Deus em nossa vida e em nossa sociedade?

Vamos viver também nós, o Cerco de Jericó, suplicando a Deus que caiam as muralhas do ódio, da violência, das doenças, das drogas, do álcool. Enfim, todas as muralhas que só a graça de Deus pode derrubar.




"Foi pela fé que desabaram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias." (Hb 11,30).


A Renovação Carismática Católica adotou a prática dos cercos de Jericó, mantendo a característica da oração permanente diante do Santíssimo Sacramento, durante sete dias e seis noites, iniciando com uma missa e com a presença constante dos fiéis diante de Jesus Eucarístico.

Nos nossos dias colocamo-nos diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento e confiantes no poder da oração, pedimos que Ele derrube as muralhas que nos impedem de tomarmos posse de uma vida mais santa e feliz.


O Cerco de Jericó será um momento forte e poderoso de oração, onde a paróquia se reunirá durante sete dias e sete noites. Momentos de contemplação, adoração, louvor, pregação da Palavra, confissão, missa e oração do rosário. É uma semana intensa de oração.

O que é Missão?
Muitos entenderam. Muitos, ainda não. Mas é missão do católico divulgar o cristianismo. Anunciamos que Deus existe, que Deus é um só, mas é três pessoas em um só Deus, o Filho esteve entre nós e seu nome era Jesus.

Segundo os judeus, o Cristo ainda não veio. Quem disse que era não cumpriu as profecias. Segundo os cristãos o grande Ungido, o Messias, o Cristo anunciado pelo Antigo Testamento, já veio e seu nome era Jesus.

É missão do católico falar de Jesus como ele era, o que disse, o que fez, o que ainda faz porque cremo que ele ressuscitou e está vivo. É missão do católico em função de um céu depois criar um pouco de céu aqui.

A missão do Cristão

Deus sempre chamou operários para a missão, anunciar e conduzir seu povo para a vinda de Jesus como também chamou e chama pessoa para a missão de anunciar o Reino de Deus. Não somente anunciar, mas levar o povo a acreditar no anuncio e viver esta maravilha. 

Podemos observar através das escrituras que aqueles que foram chamados à missão, ao anuncio, primeiramente se colocaram diante de Deus, de Jesus sua pequenez. Reconhecem em primeiro lugar que não são dignos da missão por se sentirem pecadores. Através do chamado Deus purifica o coração e dá a Sabedoria Divina àqueles que aceitam este desafio. 

Quem recebe essa missão?
Os Leigos são cristãos que têm uma missão especial na Igreja e na sociedade. Pelo batismo, receberam essa vocação que devem vivê-la intensamente a serviço Deus.

Na Igreja existem as diversas vocações: a sacerdotal, a diaconal, a religiosa e a leiga. Todas são muito importantes e necessárias, pois brotam do Batismo, fonte de todas as vocações.

Antigamente, a missão do leigo era relegada a segundo plano, valorizando-se só o sacerdócio e a vida religiosa. Mas depois do Concílio Vaticano II, a vocação e missão dos leigos foram revalorizadas, conferindo-lhes a mesma dignidade dos sacerdotes e religiosos.

Dentro da comunidade eclesial, os leigos são chamados a desempenhar diversas tarefas: catequista, intercessores, pregadores, padres, legionarios, Ministro da Eucaristia, agente das diferentes pastorais, serviço aos pobres e aos doentes.

Não como simples colaboradores do bispo e dos padres, mas como membros ativos da comunidade, assumindo ministérios e serviços para o engrandecimento da Igreja de Cristo.

O papel do leigo não é ficar o dia todo na igreja, mas ser fermento nesses campos de vida e de atuação, ser "sal da terra e luz do mundo". Nesses ambientes deve se empenhar para a construção efetiva do Reino de Deus.

Devem participar da vida comunitária, buscando nas celebrações, sobretudo na Eucaristia, as forças de que necessitam para bem desempenhar sua missão na comunidade e no mundo.